Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mulher acusada de ter disparado contra o marido disse que "foi só para assustar"

Uma mulher, de 44 anos, acusada de em 2014 tentar matar o marido com um tiro de caçadeira, em Castelo de Paiva, confessou hoje no Tribunal da Feira ter efetuado o disparo, mas disse que "foi só para assustar".

Mulher acusada de ter disparado contra o marido disse que "foi só para assustar"
Notícias ao Minuto

14:57 - 18/03/15 por Lusa

País Castelo de Paiva

"Não atirei com intenção de acabar com a vida dele. Não sei como lhe acertei", disse a mulher, que falava na primeira sessão do julgamento, em que reponde por um crime de homicídio qualificado na forma tentada e outro de detenção ilícita de arma proibida.

O marido da arguida, de 46 anos, também está sentado no banco dos réus, acusado de um crime de detenção ilícita de arma proibida.

O crime, que ocorreu em 10 de julho de 2014, terá ocorrido num quadro de desavenças do casal, com três filhos de 9, 19 e 26 anos.

Na noite em que aconteceu o crime, a mulher disse que tinha discutido com o marido, porque desconfiava que ele tinha uma amante, e bebeu uma garrafa de vinho branco.

"Estava bêbada, desnorteada e dei-lhe um tiro quando ele chegou a casa, mas não foi para matar", afirmou, garantindo ainda que os filhos não viram nada, porque já estavam na cama.

Num depoimento emocionado, a mulher, que se encontra em prisão preventiva, declarou ainda estar arrependida.

A primeira sessão do julgamento também ficou marcada pelas declarações da vítima, que disse ter comprado a caçadeira, que foi usada para o alvejar, "para enfeitar", adiantando que nunca chegou a experimentar a arma.

Questionado pelo coletivo de juízes, quanto às desavenças conjugais, o homem contou que a relação começou a degradar-se há cerca de três anos, quando a esposa começou a consumir bebidas alcoólicas em excesso.

O homem referiu ainda que numa noite, quando regressava a casa vindo do café, depois de sair do carro, ouviu um disparo. "Senti um ardor na barriga e fugi para dentro de casa", disse o homem que afirmou ainda não ter visto quem fez o disparo.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), a mulher decidiu tirar a vida ao marido, munindo-se de uma espingarda que a mesma tinha escondido em casa, e escondeu-se atrás de uns arbustos no jardim à espera que o marido chegasse a casa, o que aconteceu cerca da meia-noite.

A arguida esperou que o marido saísse do carro e quando se encontrava a cerca de 8 ou 9 metros do mesmo, apontou-lhe a arma na direção do tronco e efetuou um disparo que o atingiu na zona do abdómen.

O MP diz que o marido só não morreu porque, "por mero acaso e imprecisão na pontaria da arguida", apenas foi atingido superficialmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório