Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Site do Exército dizia que ser gay é contraindicado

A homossexualidade surgiu entre as contraindicações apresentadas aos candidatos ao Exército no site da instituição, numa lista onde se incluíam outras contraindicações, como o alcoolismo, a obesidade e o consumo de drogas.

Site do Exército dizia que ser gay é contraindicado
Notícias ao Minuto

08:20 - 11/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Discriminação

A homossexualidade no seio das Forças Armadas volta a marcar a agenda mediática. O jornal i revela que, até ontem, surgia no site do Exército uma lista de contraindicações associadas às condições de candidatura ao serviço militar, onde constava a homossexualidade.

O mesmo jornal contactou o porta-voz do Exército, que garantiu que a informação se tratava de um “lapso” e que seria “prontamente retificado”, o que se veio a verificar: ontem mesmo a informação deixou de constar online.

Já um esclarecimento posterior do Exército assegurava que “a seleção de candidatos(as) apenas se suporta nas tabelas de aptidão ou incapacidade”. A orientação sexual, portanto, não entra na equação, não se sabendo ainda quando e com que base é que a informação em causa surgiu no site.

Este “lapso” ganha relevância não apenas porque a discriminação em causa é inconstitucional mas também porque as Forças Armadas portuguesas há anos que, e ao contrário do que se verifica noutros países, não têm qualquer referência legal que permita impedir que um homossexual não possa fazer o serviço militar devido à sua orientação sexual.

Recorde-se, no entanto, que está ainda a decorrer uma investigação da Polícia Judiciária Militar envolvendo um suicídio por enforcamento, de um militar de 23 anos da base aérea de Beja, que alegadamente seria vítima de bullying por parte de colegas, devido a supostos “maneirismos femininos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório