Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Concelho de Viseu com 50 camas para cuidados de longa duração

O concelho de Viseu vai dispor de 50 camas para cuidados continuados, depois de inaugurar hoje uma unidade para 30 utentes e uma outra com 20 camas dentro de mês e meio.

Concelho de Viseu com 50 camas para cuidados de longa duração
Notícias ao Minuto

18:42 - 07/03/15 por Lusa

País Almeida Henriques

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, esta é "uma conquista social que vinha sendo reclamada ao longo de muitos anos" e que vai servir "não só Viseu como todo o país".

"A criação em Viseu desta oferta de cuidados de saúde reforça o pilar social do concelho e a rede de serviços sociais e de saúde da região, com particular importância na população idosa", acrescentou.

A Unidade de Cuidados Continuados de Farminhão, no concelho de Viseu, é gerida pela Associação de Solidariedade Social de Farminhão e custou cerca de 1,7 milhões de euros. Metade da verba foi suportada pelo Estado Central e a outra metade por investimento local, através da associação.

Encontra-se a funcionar desde o dia 12 de dezembro de 2014, tem atualmente as 30 camas ocupadas por utentes do distrito de Viseu e de outros pontos do país e conta com uma equipa constituída por 11 enfermeiros, 12 auxiliares de saúde, um fisioterapeuta, cinco médicos e um psicólogo a meio tempo.

Durante a cerimónia de inauguração desta valência, Almeida Henriques avançou ainda que a segunda unidade de cuidados continuados do concelho será inaugurada dentro de mês e meio em Travassós, na freguesia de Rio de Loba, e terá capacidade para 20 camas.

"Teremos capacidade de resposta para 50 pessoas cerca de sete meses antes da entrada em vigor dos novos contratos do Governo, um feito conseguido fruto do trabalho intenso entre autarquia, Governo e esta instituição", destacou.

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Mota Soares, aproveitou a ocasião para evidenciar que quando iniciou funções a rede de cuidados continuados alocava 170 milhões de euros.

"Hoje passados mais de três anos conseguimos aumentar essa dotação para cerca de 330 milhões de euros, quase o dobro, reforçando a rede em mais duas mil camas. Mas, não queremos ficar por aqui e, nos próximos anos, queremos continuar a reforçar a rede dos cuidados continuados alocando para isso mais 121 milhões de euros", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório