Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato suspende pré-aviso de greve em corporação de bombeiros

O Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP) decidiu hoje cancelar o pré-aviso de greve marcado para a próxima semana na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (AHBVE), concelho de Valongo, indicou fonte sindical.

Sindicato suspende pré-aviso de greve em corporação de bombeiros
Notícias ao Minuto

17:37 - 06/03/15 por Lusa

País Ermesinde

A AHBVE tem cerca de 120 efetivos, dos quais 25 remunerados e, por conseguinte, abrangidos pelo pré-aviso de greve agora cancelado e que fora anunciado pelo SNBP, na última sexta-feira, para o período entre as 00:00 da próxima quarta-feira e as 00:00 de sábado seguinte.

Quando a paralisação foi anunciada, tanto a direção da AHBVE como os representantes do SNBP consideraram a situação "inédita" no Norte do país, não tendo nenhuma destas entidades ideia de uma ameaça de greve em associações de bombeiros voluntários no passado.

Hoje, segundo o dirigente do secretariado regional do Norte do SNBP, Álvaro Vilar, "após a intervenção do Ministério do Trabalho" que servirá de "mediador" no processo, foi decidido suspender a greve até que tenha lugar uma reunião agendada para 12 de março.

"Como foi dado início a um processo negocial, decidimos cancelar o pré-aviso e informar os funcionários da corporação de Ermesinde. A direção mostrou-se disponível para negociar, o que saudamos", disse à Lusa Álvaro Vilar.

Contactada a direção da AHBVE, o presidente da instituição Jorge Videira confirmou ter sido notificado do cancelamento da greve, apontou que a vai marcar presença na reunião da próxima quinta-feira e mostrou-se "satisfeito" pela greve ter sido desconvocada, mas "triste pelo nome da instituição ter ficado manchado".

"As pessoas ouviram falar em greve e não procuraram saber razões ou explicações. Não se justificava numa instituição que faz tudo o que pode pela comunidade", disse Jorge Videira.

A corporação de bombeiros voluntários de Ermesinde serve esta freguesia, bem como a de Alfena, ambas do concelho de Valongo, distrito do Porto, ou seja cerca de 65 mil pessoas.

Trata-se da segunda corporação com maior número de serviços na Área Metropolitana do Porto.

O leque de reivindicações do SNBP para a realização da greve incluía a assinatura de um Acordo de Empresa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório