Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Extintas mais de nove mil vagas de professores

No último concurso, realizado há dois anos, foram identificadas 12.003 vagas de professores do básico e do secundário para encerrar.

Extintas mais de nove mil vagas de professores
Notícias ao Minuto

09:13 - 02/03/15 por Notícias ao Minuto

País Ensino

De acordo com uma portaria publicada em Diário da República, na sexta-feira, a tendência para redução dos professores nas escolas vai continuar. Com o novo concurso de colocação de professores do básico e do secundário vão ser extintas 9.572 vagas nas escolas.

Estas vagas são denominadas de vagas negativas, consideradas como excedentárias para serem encerradas, que foram identificadas no concurso interno extraordinário só para professores dos quadros, explica o Diário Económico.

As vagas negativas são vagas ocupadas atualmente por professores dos quadros e que serão encerradas caso os docentes mudem de escola ou passem à reforma.

No último concurso, realizado há dois anos, foram identificados 12.003 lugares para encerrar. Este ano, com 9.572 vagas para encerrar, quem mais vai ser afetado são os professores do 1º ciclo (1.058 vagas negativas), principalmente nas zonas do Porto, Braga, Viana do Castelo, Grande Lisboa e Setúbal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório