Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Está controlado surto de lagarta do pinheiro que afetou crianças

A Câmara de Alenquer garantiu hoje que "está controlado" o surto de lagarta do pinheiro que obrigou ao tratamento hospitalar de 10 crianças do concelho e tranquilizou a população relativamente a este problema.

Está controlado surto de lagarta do pinheiro que afetou crianças
Notícias ao Minuto

20:22 - 26/02/15 por Lusa

País Alenquer

Numa nota de imprensa hoje divulgada, a autarquia refere foi feita uma operação que consistiu na captura das lagartas, limpeza dos ninhos identificados e aplicação de repelente inseticida", estando o "surto contido".

Além destes trabalhos, a zona "continua a ser monitorizada e o perímetro de contenção inicialmente identificado foi alargado e delimitado, com a proibição dos alunos" ao local, até à eliminação do risco, adianta a autarquia.

Segundo a autarquia, a lagarta do pinheiro foi detetada, no ano letivo de 2010/2011, no complexo escolar de Paredes, que engloba a Escola Secundária Damião de Goes e a Escola Básica Pêro de Alenquer, onde foram realizadas várias intervenções pela Proteção Civil Municipal e pelos técnicos florestais da autarquia.

"As intervenções levadas a cabo, com resultados positivos, têm incidido na eliminação dos ninhos das lagartas, através da aplicação de repelente inseticida nas zonas envolventes e recurso a zonas de captura de fêmeas utilizando feromonas, também numa lógica de prevenção", esclarece.

Dez crianças, que apresentaram erupções cutâneas e dificuldades respiratórias em resultado do contacto com a praga, foram transportadas pelos bombeiros locais ao Hospital de Vila Franca de Xira, de onde já "tiveram alta, sem qualquer complicação clínica a registar".

Na ocorrência, estiveram duas ambulâncias de socorro e uma de transporte de doentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório