Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Médico faz doação milionária para apoiar alunos

Médico português fez uma doação de 1,5 milhões de euros em imóveis à Universidade do Minho. O filantropo pretende que o dinheiro reverta para a investigação médica e para os alunos mais carenciados.

Médico faz doação milionária para apoiar alunos
Notícias ao Minuto

08:29 - 26/02/15 por Notícias ao Minuto

País Minho

António Simões é médico, natural de Barcelos, vive nos EUA e doou 1,5 milhões de euros em imóveis à Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. Segundo o Jornal de Notícias, o clínico pretende que as rendas dos imóveis que ofereceu revertam a favor da investigação médica e dos alunos mais carenciados.

A doação de várias frações de imóveis na cidade do Porto aconteceu no ano passado e a universidade começa agora a receber os proveitos, maioritariamente devido ao dinheiro do arrendamento.

O diretor do curso de Medicina na Universidade do Minho, Nuno Sousa, frisa que o médico “é um verdadeiro filantropo”. Em homenagem ao gesto nobre e em sinal de gratidão, a universidade criou a cátedra Dr. António Simões, cujo objetivo é apoiar projetos de pesquisa na área das ciências da Saúde, apoiar investigadores e alunos da instituição com a atribuição de bolsas. O anfiteatro da Escola de Ciências da Saúde recebeu o nome da mãe do filantropo, Zulmira Simões.

António Simões formou-se em Medicina em Coimbra mas emigrou para os EUA onde fez carreira como académico, cirurgião e gestor hospitalar.

r.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório