Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

É preciso acabar com "a retenção escolar"

Para acabar com o abandono escolar, é preciso pôr fim à retenção de estudantes.

É preciso acabar com "a retenção escolar"
Notícias ao Minuto

22:16 - 24/02/15 por Notícias Ao Minuto

País David Justino

Portugal tem uma das maiores taxas de retenção da OCDE. Inverter a situação, defende David Justino, pode significar uma poupança de 600 milhões de euros.

Para o presidente do Conselho Nacional de Educação é preciso "reduzir a maior fonte de ineficiência: a retenção de estudantes", para que seja possível reduzir para 10%, em 2020, a taxa de abandono escolar.

"35% dos alunos portugueses com 15 anos já tiveram pelo menos uma retenção", o que é uma das "taxas mais altas da OCDE", afirmou, de acordo com o Jornal de Negócios, na conferência Lisbon Summit, organizada pela revista The Economist.

"Mudar esta cultura pode significar uma despesa pública mais eficiente", e uma poupança de cerca de "600 milhões de euros", referiu.

Referindo-se à atual situação do ensino nacional, David Justino confirmou que a despesa com a educação diminuiu em 1,5 mil milhões de euros, à custa de "cortes salariais nos professores e pessoal escolar" e a um menor investimento. Tudo isto resultou numa “oferta sobredimensionada e fragmentada”, criticou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório