Meteorologia

  • 18 JUNHO 2021
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

É cega mas tirou 20 valores na tese de mestrado

Jovem de 26 anos tem apenas 5% de visão num olho e 1% no outro. Ainda assim, tirou 20 valores na tese de mestrado.

É cega mas tirou 20 valores na tese de mestrado

Caracterizam-na desde cedo como “a mulher que vai além do impossível”. O Jornal de Notícias foi conhecer Ana Sofia Teixeira, uma jovem de 26 anos cuja ambição faz inveja até aos melhores.

Esta estudante da Universidade de Aveiro é filha de dois primos direitos. Uma incompatibilidade sanguínea fez com que nascesse com tignite pigmentar, mais conhecida como cegueira noturna. Atualmente, tem apenas 5% de visão num olho e 1% no outro.

Mas nem isso a impediu de alcançar o sucesso. Ambiciosa desde tenra idade, ingresso na universidade e recentemente conseguiu tirar 20 valores na tese de mestrado, dedicada ao tema ‘Sofrimento emocional na deficiência visual’.

Foi, inclusivamente, a esforçar a vista nos estudos que perdeu parte da capacidade de ver. Para a ajudar, usava uma ‘lupa TV’, que ampliava os documentos impressos e, mais tarde, no computador.

A tese foi feita ao mesmo tempo que desenvolvia um estágio curricular e outro extracurricular. Mas Ana Sofia não se fica por aqui. Vai continuar na universidade a fazer uma investigação adicional ao trabalho desenvolvido.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório