Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Creches e lares vão dar menos descontos às famílias

Há regras novas a caminho que vão cortar alguns dos descontos em creches e lares de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), reporta o Expresso.

Creches e lares vão dar menos descontos às famílias
Notícias ao Minuto

15:52 - 14/02/15 por Notícias Ao Minuto

País IPSS

Quando chegar o próximo ano letivo ou já na assinatura dos novos contratos, haverá algumas diferenças nos descontos e comparticipações das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que se deverão refletir na carteira das famílias.

Conta o semanário Expresso que as creches nestas condições fazem descontos de 20% a uma segunda criança do mesmo agregado. Se, por exemplo, o irmão mais novo vai para a mesma creche frequentada pelo mais velho, os pais poupam 20% das mensalidades do mais novo. Esta será uma das mudanças que se avizinha.

Com os lares de idoso, por questões de internamento ou férias familiares, não é incomum o idoso estar 15 dias sem comparecer, algo que à partida conferia uma redução de 25% nas despesas da família. Futuramente o desconto passará a ser de 10%.

Ao Expresso, Ana Cid Gonçalves, dirigente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, alerta: “é um mau sinal haver estas reduções num país que precisa de mais crianças e em que as famílias estão pressionadas”.

Já Carlos Andrade, da direção da União de Misericórdias Portuguesas, realça que o acesso da segunda criança a uma IPSS “pode traduzir-se num pagamento mais baixo”. No entanto, “despesas com cada uma são exatamente iguais. E o financiamento que o Estado dá também”, destaca o dirigente sobre os 250 euros de comparticipação estatal por cada criança numa creche de uma IPSS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório