Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

FMI quer limitar subsídio de desemprego a 419 euros

No relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) constam algumas sugestões para a atribuição do subsídio de desemprego, nomeadamente a imposição de um limite de 419,22 euros ao fim de dez meses. Uma medida que permitiria uma poupança anual entre os 300 e os 600 milhões de euros.

FMI quer limitar subsídio de desemprego a 419 euros
Notícias ao Minuto

07:13 - 10/01/13 por Notícias Ao Minuto

País Reforma do Estado

O FMI entende que o actual limite máximo de 1.048,05 euros do subsídio de desemprego é muito alto, apesar da redução no ano passado (antes era 1257,66 euros), e não incentiva o regresso ao trabalho. Nesse sentido, propõe um limite de 419,22 euros ao fim de dez meses para todos os beneficiários.

Em relação à duração do subsídio, o FMI defende também que deve ser alvo de alterações. Actualmente, a atribuição pode chegar a dois anos e meio para os trabalhadores com mais idade e com carreiras contributivas mais longas, o que corresponde a mais cerca de um ano em relação à média da União Europeia.

Segundo o relatório da instituição de Christine Lagarde, divulgada quarta-feira, a aplicação destas medidas permitiria ao Estado uma poupança entre os 300 e 600 milhões de euros, que podia abranger mais beneficiários, nomeadamente jovens desempregados.

Esta é mesmo uma das preocupações manifestadas pelo FMI, a fraca cobertura desta prestação social aos mais novos.

Recorde-se que já no ano passado, o Governo reduziu não só o valor máximo do subsídio de desemprego, bem como a sua duração, passando de 38 para 26 meses, ao mesmo tempo que reduziu o tempo de descontos (de 15 meses para um ano) para a atribuição deste apoio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório