Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Portas e Machete representam Portugal na investidura de Manuel Clemente

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, representam o Estado português na investidura de Manuel Clemente como cardeal, no Vaticano, este sábado, anunciaram fontes do Governo.

Portas e Machete representam Portugal na investidura de Manuel Clemente
Notícias ao Minuto

18:19 - 12/02/15 por Lusa

País Cardeal

Em comunicado, fonte oficial do gabinete de Paulo Portas afirmou que a visita do vice-primeiro-ministro à Cidade do Vaticano começa esta sexta-feira, onde se encontrará com o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.

A comitiva portuguesa, que integra ainda o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, assiste no sábado de manhã à cerimónia do consistório, em que serão criados 20 novos cardeais, entre os quais o patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.

Pela tarde, os governantes portugueses estarão presentes na apresentação de cumprimentos aos novos cardeais.

De acordo com fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete participa no sábado, ao final da tarde, numa receção, "por ocasião da elevação à dignidade cardinalícia" de Manuel Clemente, na residência do embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Ribeiro. Esta receção será também em honra do recém-criado cardeal cabo-verdiano, Arlindo Furtado.

No domingo, o chefe da diplomacia portuguesa assiste à missa celebrada pelo papa Francisco na capela papal, com os novos cardeais, na Basílica de São Pedro, seguindo-se um almoço com o cardeal Manuel Clemente e o clero português em Roma, no Colégio Pontifício Português.

Em declarações à Lusa, fonte oficial do Palácio das Necessidades destacou "o importante papel que Manuel Clemente tem na igreja portuguesa, quer como patriarca de Lisboa, quer como presidente da Conferência Episcopal, bem como o seu papel muito relevante na defesa dos valores cristãos na sociedade portuguesa".

"Essas características foram certamente determinantes na escolha que o papa Francisco fez para o criar cardeal, tornando-se, assim, Manuel Clemente o terceiro cardeal português no colégio cardinalício, com voz ativa no aconselhamento dos grandes temas que interessam à Igreja Católica", considerou a mesma fonte.

Rui Machete reserva o dia de segunda-feira para encontros políticos, sendo recebido pelo secretário para as Relações com os Estados do Vaticano, arcebispo Paul Richard Gallagher, com quem deverá abordar o relacionamento bilateral, o terrorismo e o diálogo entre civilizações.

O ministro dos Negócios Estrangeiros terá depois uma audiência com o seu homólogo italiano, Paolo Gentiloni, com quem discutirá, além da agenda bilateral, a situação política e de segurança na Líbia e na Ucrânia, o relacionamento entre a União Europeia e a Rússia, os conflitos no Iraque e na Síria e o terrorismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório