Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Portugal tem registados 626 dadores de espermatozóides e de ovócitos

Em Portugal existem 626 dadores de espermatozóides e dadoras de ovócitos registados desde janeiro de 2013, cuja identidade não pode ser revelada e à qual só poderão ter acesso dois elementos da Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA).

Portugal tem registados 626 dadores de espermatozóides e de ovócitos
Notícias ao Minuto

17:25 - 08/02/15 por Lusa

País Procriação

Este registo entrou em funcionamento em janeiro de 2013 e, desde então, reúne os dadores de gâmetas masculinos e femininos que realizaram as doações em Portugal, segundo disse à Lusa o presidente do CNPMA.

De acordo com Eurico Reis, a informação que consta desta base de dados é confidencial e a ela só poderão ter acesso o presidente e o vice-presidente do CNPMA, em simultâneo.

Os dadores em questão realizam as suas dádivas, algumas das quais já foram utilizadas e deram origem a gravidez e a crianças nascidas, embora estes dados não constem do registo. Não constam desta base de dados as dádivas importadas.

Em 2014 entrou ainda em funcionamento o registo da atividade de Procriação Medicamente Assistida (PMA) em Portugal, com dados sobre as crianças nascidas através destas técnicas, que em 2016 cumprem 30 anos em Portugal.

O CNPMA tem, até hoje, compilados os dados referentes à atividade dos centros de PMA em 2012, tendo em conta a necessidade de aguardar o tempo da gestação. Em 31 de janeiro deste ano, começaram a ser tratados os dados de 2013.

Em 2012 nasceram 2.134 crianças com recurso a técnicas de PMA, representando 2,4 por cento dos nascimentos nesse ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório