Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vai aviar receita? Só precisa do cartão de cidadão

Durante os próximos meses as farmácias de todo o país estarão a equipar-se com um novo mecanismo de leitura, que permitirá aviar receitas sem necessidade de papel. Ao invés, essa tarefa ficará por conta do cartão de cidadão.

Vai aviar receita? Só precisa do cartão de cidadão
Notícias ao Minuto

09:24 - 03/02/15 por Notícias Ao Minuto

País Farmácia

A partir de agosto o papel poderá tornar-se obsoleto na hora de aviar receita. Ao invés, o cartão de cidadão deverá ganhar uma nova função, como realça o Diário Económico.

Nos próximos meses estarão a ser instalados nas farmácias os mecanismos de leitura. Por enquanto, a receita em papel será necessária até esta fase de transição chegar a ‘bom porto’. Mas o plano já está em marcha nalguns lugares.

Como ontem dava conta a Lusa, serão já 100 as farmácias em que este projeto vai arrancar já este mês. Por enquanto os primeiros estabelecimentos com este novo método são distritos como o de Setúbal, Beja, Viana do Castelo e Coimbra. Mas a partir de agosto o ministério quie que todas as farmácias autorizadas do país estejam já a permitir que se aviem receitas recorrendo apenas ao cartão de cidadão.

O objetivo do ministério tutelado por Paulo Macedo passa por um combate mais eficaz à fraude. Como as farmácias terão acesso a uma base de dados de prescrições, será fácil identificar os casos em que se está a tentar aviar a mesma receita duas vezes, por exemplo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório