Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Vitória do Syriza é "semente que germinará e dará frutos"

A comissão organizadora do Partido Democrático Repúblico, de Marinho e Pinto, defendeu hoje que a vitória do Syriza nas eleições gregas é uma "semente que germinará e dará frutos" na Europa, que "não será mais a mesma".

Vitória do Syriza é "semente que germinará e dará frutos"
Notícias ao Minuto

13:42 - 26/01/15 por Lusa

País PDR

"A nossa Europa triste não será mais a mesma depois desta grande lição de coragem e dignidade. A construção da Europa solidária, no respeito dos povos, das nações e da cidadania, ganhou um alento inesperado e magnífico", lê-se no comunicado do PDR.

Segundo a comissão organizadora do PDR, "os filhos de Péricles, de forma democrática, exemplar e inequívoca afirmaram a sua vontade soberana sobre a humilhação protetoral, enfrentaram o medo e venceram".

"Esta semente germinará e dará frutos", expressaram.

O partido Syriza, liderado por Alexis Tsipras, obteve no domingo uma vitória clara, com 36,34% dos votos, elegendo 149 deputados, menos dois do que os 151 necessários para a maioria absoluta, quando estavam contados 99,8% dos votos.

Este resultado obriga o Syriza a formar uma coligação governamental que já foi anunciada pelos Gregos Independentes (nacionalistas com 13 deputados no parlamento), que aceitaram fazer parte do novo executivo.

O presidente do Syriza, Alexis Tsipras vai ser oficialmente designado como primeiro-ministro da Grécia às 14:00 (16:00 em Atenas), indicou hoje o gabinete do chefe de Estado grego.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório