A investigação está a ser conduzida pelo departamento de Zootecnia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, e envolve ainda elementos do Zoomarine, localizado no Algarve.
Segundo anunciou hoje a academia transmontana, em comunicado, o estudo incide na caracterização da composição de leite de golfinho-roaz (Tursiops truncatus) e no efeito da congelação no seu valor nutricional.
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Medicina Veterinária da aluna Mariana Silva sob a orientação de Ana Luísa Lourenço, docente e investigadora da UTAD, e de Carla Anne Flanagan, médica veterinária do Zoomarine).
A investigação "constitui um primeiro passo no sentido de construir um banco de leite para esta espécie".
Este banco, segundo a UTAD, "terá como objetivo manter disponível leite natural da espécie, com vantagens nutricionais e imunológicas em relação às fórmulas artificiais de leite, que permita fazer frente às necessidades de aleitamento de crias com falhas nos cuidados maternos ou órfãs".
A academia salientou que se trata de um estudo que traz "novidade e potencialidade", pelo que este apresentado sob o tema ‘Primeiros passos na criação de um banco de leite de Golfinho’ no 43.º Simposium Anual da Associação Europeia para os Mamíferos Aquáticos, que vai decorrer em março, na Suécia.