Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Parte da embarcação encontrada a sul da Praia das Maçãs

Parte da estrutura da embarcação naufragada esta madrugada no litoral de Sintra foi encontrada a sul da praia das Maçãs, informou o comandante da Capitania do Porto de Cascais.

Parte da embarcação encontrada a sul da Praia das Maçãs
Notícias ao Minuto

11:06 - 14/01/15 por Lusa

País Capitania

"A estrutura do barco foi encontrada pela embarcação da estação salva-vidas e está a ser recolhida para a corveta Batista de Andrade", revelou Mário Domingos, comandante da Capitania do Porto de Cascais.

Esta madrugada, cerca das 03:10, as autoridades foram alertadas para o naufrágio da embarcação 'Santa Maria dos Anjos', com cerca de 11 metros e registada em Olhão - mas a operar a partir do Norte do país -, ao largo da praia das Maçãs, com seis pescadores a bordo.

Um dos seis pescadores conseguiu nadar para terra agarrado a uma boia, numa zona conhecida por Mindelo, na praia das Maçãs, e pediu socorro batendo à porta de habitações, até ser encontrado pelo guarda-noturno, alertado pelos moradores.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Colares, Luís Recto, os destroços começaram a dar à praia das Maçãs, tendo sido recolhida uma balsa, e as buscas foram alargadas a meio da manhã para uma área entre a praia Grande e a praia do Magoito, para encontrar os outros pescadores.

De acordo com informações do armador, citado pelas autoridades, o até agora único sobrevivente, transportado para o hospital Amadora-Sintra, já teve alta e abandonou a unidade hospitalar pelos seus próprios meios.

O homem, com cerca de 26 anos, envergava colete de salvamento e quatro dos restantes desaparecidos, com idades entre os 30 e os 55 anos, serão oriundos dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim e um será de origem ucraniana, segundo o presidente da associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.

Para as buscas foram mobilizadas oito viaturas e 20 bombeiros da corporação de Colares e quatro viaturas e 12 voluntários de Almoçageme, apoiados por um helicóptero 'Merlin' da Força Aérea Portuguesa, uma lancha da Polícia Marítima e uma corveta da Marinha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório