Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Novo passaporte gastronómico promove turismo entre Serra da Estrela e Castelo Branco

A ADERES - Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul anunciou a criação de um passaporte gastronómico com um roteiro que inclui 16 restaurantes típicos da Beira Baixa, para promoção turística da região, desde a Serra da Estrela até Castelo Branco.

Novo passaporte gastronómico promove turismo entre Serra da Estrela e Castelo Branco
Notícias ao Minuto

11:20 - 04/01/13 por Lusa

País Beira Interior

Quem completar o passaporte vai ganhar um cabaz de produtos locais oferecido pela ADERES, que tem sede na aldeia de Corte do Meio, na Covilhã.

O passaporte vai ser disponibilizado neste mês de Janeiro na sede da ADERES e nos restaurantes aderentes, que vão estar sinalizados em cada uma das aldeias do território da associação, explicou José Serra dos Reis, presidente da associação, à agência Lusa.

"Ninguém se desloca à região para comer um bitoque", sublinhou aquele responsável, para justificar a importância da gastronomia na atracção de turistas.

O passaporte surge no âmbito de programas comunitários de desenvolvimento de espaços rurais e inclui 11 pratos e 16 restaurantes, bem como indicações sobre pontos de interesse a visitar em cada aldeia ou vila.

As ementas incluem maranhos, cabrito assado ou recheado, couvadas, truta e pratos de caça, todos relacionados "com a história e a memória dos locais".

José Serra dos Reis avisa que "uma semana não deve chegar" para provar tudo o que é proposto.

A par do passaporte ou roteiro gastronómico, a ADERES vai disponibilizar um receituário, "um caderno para ter à mão, na cozinha, para experimentar confeccionar os pratos típicos", explicou Serra dos Reis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório