Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Renovação da carta de condução custa 30 euros

Os automobilistas de veículos ligeiros e motas, que desde quarta-feira estão obrigados a renovar a carta de condução de dez em dez anos, vão ter de pagar uma taxa de 30 euros, indica o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).

Renovação da carta de condução custa 30 euros
Notícias ao Minuto

08:37 - 03/01/13 por Notícias Ao Minuto

País Burocracia

O novo regulamento da habilitação legal para conduzir, aprovado no final do ano passado em Conselho de Ministros, determina a revalidação da carta de condução aos 30 anos para os condutores de ciclomotores, motociclos e ligeiros, e aos 25 anos para as restantes categorias.

Esta renovação terá um custo de 30 euros até aos 70 anos e de 15 euros para os condutores com idade igual ou superior aos 70 anos, revela o IMTT.

Assim sendo, os condutores de ligeiros e motas passam a ter de renovar o título de dez em dez anos até aos 60 anos de idade, passando o tempo a ser encurtado para cinco anos e, depois, para dois anos a partir dos 70 anos de idade.

Para os motoristas de pesados, os prazos de revalidação são sempre de cinco anos até aos 65 anos de idade, sendo esta a idade limite para conduzir este tipo de veículos.

O IMTT esclarece que os novos prazos de validade só são aplicáveis para as cartas emitidas após o dia de hoje, mantendo-se os títulos anteriores a 2013 com a validade que consta na carta actual.

Para além destas alterações, no novo regulamento os requisitos mínimos de aptidão física e mental dos condutores são mais apertados, nomeadamente em relação às condições de visão, diabetes e epilepsia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório