Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Em junho de 2015, já vai poder aviar receitas sem papel

As receitas sem papel devem chegar já em junho, adianta o Jornal de Notícias. O utente vai poder aviar as suas receitas nas farmácias apenas com o cartão do cidadão.

Em junho de 2015, já vai poder aviar receitas sem papel
Notícias ao Minuto

08:48 - 22/12/14 por Notícias Ao Minuto

País Farmácia

Já esteve em testes e promete chegar oficialmente no segundo trimestre de 2015. As receitas em papel prometem mais conforto para o utente e menos risco de fraude, avança o Jornal de Notícias.

Com esta desmaterialização da prescrição eletrónica, o utente com uma doença crónica, por exemplo, pode pedir a renovação do receituário no Portal do Utente e ir à farmácia levantar os medicamentos com o cartão do cidadão, sem ter que passar pelo Centro de Saúde.

Os testes feitos em dois centros de saúde permitiram tirar conclusões importantes, nomeadamente sobre o uso do cartão do cidadão. Cerca de 10% da população ainda não o tem, sendo estes maioritariamente idosos, que representam 20% a 25% dos utentes que vão diariamente às farmácias.

Para estes casos, será utilizado um pin de dispensa que vão anotar e que vai permitir aviar a receita na farmácia, ficando esse número automaticamente inutilizável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório