Meteorologia

  • 27 SETEMBRO 2021
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 26º

Edição

Marques Mendes pediu ajuda para dois vistos gold

O nome de Luís Marques Mendes é referenciado no processo dos Vistos Gold. Seguindo a informação que a TVI conseguiu apurar, o antigo governante pediu ao então presidente do Instituto dos Registos e Notariado para que agilizasse pelo menos dois processos de atribuição de nacionalidade portuguesa a cidadãos estrangeiros.

Marques Mendes pediu ajuda para dois vistos gold

Luís Marques Mendes pediu a António Figueiredo que agilizasse pelo menos dois processos de atribuição de nacionalidade portuguesa a cidadãos estrangeiros.

De acordo com a informação apurada pela TVI, um dos pedidos terá sido feito em agosto deste ano e destinava-se à atribuição de nacionalidade portuguesa à mulher de um dos maiores empresários de Moçambique. António Figueiredo, escreve a publicação, assegurou o pedido feito por Marques Mendes.

O antigo líder do PSD terá mesmo ponderado falar com Pires de Lima caso fosse necessária uma declaração do Ministério da Economia para a atribuição dos dois vistos. Contudo, à TVI, o gabinete do ministro da Economia desmente qualquer contacto por parte do agora comentador político, informação confirmada pelo próprio Marques Mendes que, também à TVI, revelou nunca ter tocado no assunto com o governante.

O outro pedido feito por Marques Mendes diz respeito a uma brasileira, que, segundo a publicação, tencionava fazer investimentos avultados em território nacional. Nessa altura, o ex-ministro voltou a contactar António Figueiredo, agora em prisão preventiva.

Contactado pela estação televisva, Marques Mendes apenas não respondeu a uma questão: “Esse apoio da sua parte passou por um contacto direto com o ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado, dr. António Figueiredo?”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório