Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Imigrantes a viver na Mouraria integrados como guias locais

O projeto internacional "Migrantour -- Rotas Urbanas Interculturais" está a desafiar os cidadãos imigrantes da Mouraria, em Lisboa, a mostrar o bairro que escolheram para viver, através de visitas guiadas disponíveis a partir de 18 de dezembro.

Imigrantes a viver na Mouraria integrados como guias locais
Notícias ao Minuto

14:14 - 12/12/14 por Lusa

País Lisboa

Em declarações à agência Lusa, Filipa Bolotinha, responsável pela rede de guias "Migrantour" na Mouraria, explicou que o projeto visa trabalhar a interculturalidade e aliar a promoção do território à integração dos imigrantes.

Através da Associação Renovar a Mouraria e do Instituto Marquês de Valle Flôr, a iniciativa dá formação a guias locais, imigrantes e criadores dos percursos, funcionando como um serviço, que será vendido no futuro e em que "cada guia receberá por cada visita que faz".

Segundo a responsável, a Mouraria é "o território ideal para implementar um projeto deste género, porque é o bairro mais multicultural da cidade de Lisboa".

De acordo com Filipa Bolotinha, "cerca de 25% da população na Mouraria é imigrante" e existem "pelo menos 51 nacionalidades diferentes a residir no bairro".

Desde dezembro de 2013 que o bairro da Mouraria está inserido na rede "Migrantour", cofinanciada pela União Europeia e que integra outras oito cidades europeias, através de parceiros locais em Nápoles, Roma, Milão, Florença, Génova, Paris, Marselha e Valência.

Entre maio e junho deste ano decorreu a primeira fase de formação para guias locais, que teve formandos de várias nacionalidades: Brasil, Irão, Congo, Bangladesh, Paquistão, Polónia e Ucrânia, e que "já estão aptos a fazer visitas", disse a responsável, acrescentando que em janeiro do próximo ano haverá nova fase de formação.

"Há Mundos na Mouraria" e "Da Mouraria para o Mundo" foram os dois percursos criados pelo projeto na cidade de Lisboa, em que "os visitantes ficarão a conhecer locais de culto, lojas, restaurantes, ingredientes, usos e costumes dos quatro cantos do mundo".

No dia 18 de dezembro, Dia Internacional das Migrações, vai decorrer o lançamento oficial da "Migrantour - Rotas Urbanas Interculturais" em Lisboa, com uma visita orientada por alguns dos novos guias da Mouraria, no percurso "Há Mundos na Mouraria", entre as 15:00 e as 16:30, mas que será restrita a convidados.

Para o público em geral e de frequência gratuita, no dia 20 de dezembro haverá uma nova visita "Há Mundos na Mouraria", com início às 15:00, na Praça de S. Domingos, no Rossio, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório