Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

PS diz que fecho do atendimento noturno no centro de saúde é inadmissível

O PS de Baião considerou hoje "inadmissível" e um "retrocesso flagrante" a decisão de encerrar o atendimento noturno no centro de saúde daquela vila tomada recentemente pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

PS diz que fecho do atendimento noturno no centro de saúde é inadmissível
Notícias ao Minuto

17:50 - 11/11/14 por Lusa

País Baião

"Esta situação é inadmissível num país que se quer desenvolvido e significa um retrocesso flagrante nas condições de acesso à saúde dos baionenses e na salvaguarda do seu bem mais precioso, a sua vida", lê-se num comunicado.

A decisão de encerramento das 24:00 às 08:00, que entrou em vigor no dia 01 de novembro, aplica-se aos dias úteis.

Ao fim de semana e feriados, o atendimento funciona 24 horas por dia.

Não obstante, os socialistas recordam que, face à decisão de encerramento nos dias de semana, "quem tiver necessidade de um atendimento urgente terá de esperar pelas oito da manhã ou terá de ser deslocar a Penafiel ou Amarante", usando viatura própria ou táxi, com os custos associados.

Em alternativa, assinala-se também, "chama-se uma ambulância, sem a garantia de comparticipação nas despesas".

Para os socialistas, a demora nos transportes "pode significar a diferença entre a vida e a morte".

A título de exemplo, o PS refere que um habitante da localidade de Frende pode demorar mais de uma hora a chegar a Penafiel se decidir ir de táxi.

No documento, recorda-se, por outro lado, que a estrutura daquele partido em Baião "sempre esteve na linha da frente na defesa de uma saúde de qualidade", apontando-se, como exemplo, uma manifestação realizada em 2003, na sede do concelho, em protesto pelo encerramento das extensões de Gestaçô e Santa Cruz do Douro.

Os socialistas lembram também que o executivo liderado por José Luís Carneiro "se manifestou de forma veemente e contundente, em finais de 2007, contra a intenção da Administração Regional de Saúde do Norte de reduzir os horários de funcionamento do serviço de atendimento permanente, numa altura em que o Governo era socialista".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório