Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Pequenos empresários de Paços de Ferreira tentam mercado angolano

Mais de uma dezena de pequenos empresários da área do mobiliário de Paços de Ferreira estão em Angola a tentar estabelecer produção própria no país, envolvendo parceiros locais, indicaram os próprios à Lusa.

Pequenos empresários de Paços de Ferreira tentam mercado angolano
Notícias ao Minuto

16:03 - 31/10/14 por Lusa

País Mobiliário

Estes empresários integram uma missão de prospeção promovida pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), que arrancou segunda-feira em Benguela, estando agora concentrada em Luanda.

"Já temos uma boa quota de mercado em Angola, mas pretendemos expandi-la. Nesta altura temos entre 40 a 50 empresas de mobiliário a exportar para o mercado angolano", explicou à Lusa, em Luanda, o diretor executivo daquela associação empresarial.

O setor do mobiliário e estofos envolve, só em Paços de Ferreira, segundo José Ribeiro, 2.000 empresas, e uma faturação anual de 600 milhões de euros.

Um negócio que estes empresários pretendem reforçar com uma maior aposta no mercado angolano.

Alguns pequenos empresários do concelho decidiram integrar esta missão a Angola precisamente para tentarem fazer crescer o negócio, em alguns casos totalmente familiar.

É o caso de Fernando Cunha, que tem oito trabalhadores em Paços de Ferreira.

"Foi uma indústria começada por mim há 25 anos, trabalho no setor desde os onze. Fazemos de tudo e agora pretendo fabricar para cá e até passar as instalações para Angola", explicou à Lusa o gerente da empresa Fernando Cunha Indústria de Mobiliário.

Enquanto Fernando Cunha já tem uma proposta para passar a produzir mobiliário para escritórios em Angola, o gerente da AC Moura, outra pequena indústria do setor de Paços de Ferreira, ainda procura pela oportunidade em Angola.

"A nossa intenção é fazer uma prospeção de mercado e se houver possibilidade porque não tentar aqui", admitiu o gerente, António Moura, que em Portugal conta com vinte trabalhadores, a produzirem sobretudo mobiliário por medida e para hotelaria, para exportação.

A possibilidade de Angola surge, explica o empresário, face ao crescimento daquele mercado africano e tendo em conta a estagnação na Europa, que "já cresceu para onde tinha de crescer".

Esta missão de prospeção da AEPF em Angola integra 18 empresários da região do Vale do Sousa, sobretudo de Paços de Ferreira, contando com o apoio da delegação de Luanda da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

A visita destes empresários termina no sábado e já permitiu a estes empresários o acesso a informação e formas de fazer negócio no país, nomeadamente através de incentivos públicos ao investimento privado, além de contactos com potenciais parceiros locais.

Angola figura entre os cinco principais destinos de exportação do setor do mobiliário de Paços de Ferreira, segundo dados daquela associação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório