Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Dirigentes Escolares fala em muitas vagas por preencher

Entre 10 a 20 por cento das vagas para professores continuam por preencher nas escolas abrangidas pela Bolsa de Contratação, segundo a Associação Nacional de Dirigentes Escolares, que estima ver a situação normalizada no final da próxima semana.

Dirigentes Escolares fala em muitas vagas por preencher
Notícias ao Minuto

14:55 - 24/10/14 por Lusa

País Associação

"O problema mais complicado esta semana foi a validação de dados das candidaturas", disse à agência Lusa o presidente da associação, Manuel Pereira, de acordo com o qual as escolas se viram confrontadas com informações falsas nos processos de candidatura ou situações que não puderam confirmar.

Os próprios professores contratados que se manifestaram em frente ao Ministério da Educação a exigir a anulação do concurso inicial, depois de identificado um erro na fórmula matemática associada ao recrutamento, denunciaram casos de colegas que assumiram ter mentido no preenchimento de dados, nomeadamente nas habilitações, ultrapassando assim outros docentes com mais anos de serviço.

"Alguns (dados) não foi possível confirmar, porque em muitos casos não são verdadeiros. Basta haver um dado não confirmado que nós anulamos imediatamente a colocação. As escolas têm a obrigação de fazer essa verificação", afirmou.

São 304 as escolas abrangidas pela Bolsa de Contratação de Escola, estabelecimentos classificados como Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) ou com contrato de autonomia.

Em declarações anteriores à Lusa, Manuel Pereira explicou que, no limite, este modelo de recrutamento permite que todos os professores concorram a todas as escolas, logo sucederam-se colocações simultâneas, o mesmo professor colocado em várias escolas.

"Este ano queimaram-se etapas e agora estamos nós a validar dados", lamentou.

Além das dificuldades com a validação de todos os dados e subcritérios que a plataforma informática de candidaturas aceita, o processo continua a estar atrasado porque as escolas depois de selecionarem o professor que precisam, têm de esperar que este decida pela melhor oferta que lhe foi apresentada. Se a resposta for negativa repete-se o processo.

"Tenho professores que foram colocados na minha escola e no mesmo dia foram chamados para 10 escolas", exemplificou.

"Queria ver se, na pior das hipóteses, no final da próxima semana temos os problemas todos resolvidos e só sobrarão casos residuais", indicou.

Nesta altura, afirmou, ainda há "muitas vagas" por preencher: "Calculo que faltem entre 10 a 20 por cento", estimou.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) pediu quinta-feira ao Ministério da Educação a abertura de um processo negocial para rever as regras dos concursos de colocação de professores.

O ano letivo iniciou-se oficialmente entre 11 e 15 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório