Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Jovens procuram amigos e sexo no Facebook junto de desconhecidos

Apesar dos riscos, jovens e crianças continuam a marcar encontros com desconhecidos, com quem começaram a falar através das redes sociais, sobretudo do Facebook, refere o Jornal de Notícias.

Jovens procuram amigos e sexo no Facebook junto de desconhecidos
Notícias ao Minuto

08:10 - 22/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Estudo

Um estudo realizado pela professora Ana Leite Costa prova que 18,6% dos jovens e crianças já combinou encontros com desconhecidos através do Facebook.

“Redes sociais na Internet: o que fazem as crianças e jovens e o que pensam os encarregados de educação” é o tema da tese d mestrado desta professora, que incidiu sobre os alunos do 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, em Viana do Castelo, concluindo que, do total de inquiridos, 18,6% confessa já se ter encontrado com desconhecidos, cujo contacto foi estabelecido pela primeira vez através das redes sociais.

O Facebook é a rede social privilegiada para o efeito, e o primeiro contacto surge do nada ou através de amigo de amigo. Para a autora, trata-se de um resultado preocupante dado os riscos que se corre.

Mais preocupante ainda é os pais não terem conhecimento destes encontros, sendo que 82,4% acredita piamente que os filhos nunca realizaram encontros deste género.

Quanto aos motivos do encontro, a maioria dos jovens, sobretudo rapazes, move-se pelo sexo, mas também na tentativa de criar novas amizades.

A autora lembra que os resultados podem pecar por defeito e que uma análise à realidade total do país poderia ser bem mais gravosa, uma vez que nas grandes cidades as crianças utilizam muito mais a internet e têm mais meios para aceder à mesma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório