Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Esta dieta é feita à medida

Dietistas e nutricionistas defendem que cada pessoa deve ter um programa alimentar específico, em conformidade com as suas especificidades físicas e genéticas, indica o Jornal de Notícias.

Esta dieta é feita à medida
Notícias ao Minuto

10:39 - 20/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Nutrição

Já se questionou porque é que duas pessoas que tenham a mesma alimentação podem ter resultados diferentes? Conforme noticia o Jornal de Notícias, isto acontece porque as pessoas têm perfis genéticos e metabólicos diferentes. Um problema para o qual a nutrição funcional passa a ser solução.

Embora já se parta do princípio que cada profissional de saúde deva fazer um plano personalizado para cada pessoa, em muitos casos isso não acontece.

Para o investigador Pedro Bastos, um programa alimentar adequado deve ir ao encontro das especificidades genéticas, estado de saúde, estilo de vida e objetivos de cada um, sendo que existem alimentos que podem ser vistos como benéficos para tratar certas patologias.

“Não é uma corrente ou uma moda, é uma abordagem em que a dieta é prescrita com base nos nutrientes que respondem a necessidades metabólicas e fisiológicas de cada pessoa”, refere, por sua vez, a presidente da Associação Portuguesa de Dietistas, que defende, também, que o recurso aos alimentos funcionais só deve ser recomendado quando a dieta em si não é suficiente para fornecer o aporte necessário de macro e micronutrientes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório