Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Pagamento do subsídio de Natal em dias diferentes para “premiar” bombeiros

A direcção dos bombeiros de Monção admitiu, esta segunda-feira, que o pagamento do subsídio de Natal foi feito em dias diferentes para "premiar" a disponibilidade dos profissionais da corporação que participaram nos peditórios realizados desde Setembro.

Pagamento do subsídio de Natal em dias diferentes para “premiar” bombeiros
Notícias ao Minuto

13:29 - 17/12/12 por Lusa

País Monção

"Os 20 mil euros angariados permitiram regularizar tudo dentro dos prazos previstos na Lei. O pagamento do subsídio de Natal em dias diferentes foi uma forma de premiar a disponibilidade dos bombeiros que contribuíram com a sua presença nestas acções", explicou à agência Lusa Jorge Almeida.

O presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção reagia desta forma às denúncias tornadas públicas pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e pelo Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP).

Em comunicado conjunto, acusaram aquela direcção de ter definido como "critério" para o pagamento do subsídio de Natal a participação destes peditórios.

"Não consigo perceber porque é que os sindicatos tomam esta posição, quando, desde 14 de Dezembro que temos tudo pago, entre salários e subsídios a 22 funcionários. Apesar de todos sabermos que existem associações que, infelizmente, ainda nem o salário pagaram", criticou Jorge Almeida.

O dirigente acrescentou ainda que, como forma de "premiar" os cerca de dez bombeiros que participaram, fardados, nos peditórios semanais realizados em todas as freguesias de Monção, desde Setembro, a direcção estabeleceu três datas de pagamento dos subsídios.

O grupo de bombeiros que "mais assiduamente" participou nestas 15 acções recebeu o subsídio a 4 de Dezembro, seguindo-se outro pagamento no dia 9.

O último grupo, com elementos que "praticamente" não participaram nesta recolha de fundos, recebeu o subsídio, segundo a direcção, a 14 de Dezembro, um dia antes do prazo legal limite.

"Se não fosse este peditório, hoje teríamos um salário e um subsídio em atraso. Infelizmente, nem todos quiseram ajudar, o que se acontecesse implicaria apenas duas participações, mas assim sobrecarregaram os restantes. Quisemos premiar a disponibilidade, mas tudo foi pago integralmente", rematou o dirigente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório