Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Instituição de apoio à deficiência quer estender-se a Santo Tirso

A Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID), com sede em Santo Tirso, quer estender a sua ação à parte nascente do concelho, onde "faltam respostas para a área da deficiência", disse hoje o seu presidente.

Instituição de apoio à deficiência quer estender-se a Santo Tirso
Notícias ao Minuto

19:37 - 15/10/14 por Lusa

País Cooperativa

Atualmente, a CAID tem o seu Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) lotado, sendo que o mesmo, referiu o presidente da direção, Alberto Costa, "está concentrado sobretudo em Santo Tirso, faltando resposta noutras partes do concelho".

"Um dos nossos grandes projetos é esse: fazer um CAO na zona nascente. E talvez se venha a concretizar pois há a possibilidade da CAID poder usar a sede da antiga Junta de Freguesia de S. Salvador do Campo, aproveitando um espaço em boas condições que agora está desocupado", descreveu.

O presidente desta instituição não conseguiu, no entanto, precisar datas para o arranque deste projeto, mas apontou que o mesmo está pensado para acolher entre 20 a 30 utentes o que não significa ainda a colmatação total de uma lista de espera "extensa".

Já quanto a outro dos projetos da CAID, as residências autónomas onde vivem pessoas com deficiência que não têm retaguarda familiar, Alberto Costa precisou que estas vão ser em breve "multiplicadas" graças à cedência de duas habitações localizadas na freguesia de Areias pela câmara municipal.

Assim, atualmente a CAID tem seis utentes a viver nas residências existentes e esta resposta passará para 12, crê Alberto Costa que "até ao final do ano se tudo correr bem".

O projeto está a ser feito com o auxílio de técnicos da autarquia e rondará os 20 mil euros, estando em causa as adaptações dos espaços à legislação atual e às necessidades dos utentes.

Em nota remetida às redações, a câmara de Santo Tirso refere que a cedência das habitações é feita em regime de comodato e o presidente da autarquia, o socialista Joaquim Couto, desafia "a sociedade civil a organizar-se no sentido de desenvolver esforços com vista ao lançamento das sementes para a construção de um novo equipamento para a deficiência noutra zona do concelho".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório