Lousada investe 9,5 milhões em sete centros escolares

A Câmara de Lousada está a investir cerca 9,5 milhões de euros na construção ou remodelação de centros escolares, em várias freguesias, disse hoje à Lusa o presidente Pedro Machado.

CMVM aplicou 1,5 milhões em multas o ano passado

© Reuters

Lusa
15/10/2014 15:32 ‧ 15/10/2014 por Lusa

País

Remodelação

De acordo com o autarca socialista, decorrem obras nos equipamentos previstos para Caíde de Rei, Meinedo, Lodares, Nespereira, Casais, Cristelos e Sousela.

Cinco das empreitadas (Caíde, Lodares, Nespereira, Casais e Sousela) reportam-se à construção de novos edifícios.

As restantes intervenções (Cristelos e Meinedo) são ampliações ou remodelações.

Pedro Machado sublinha a importância destes investimentos, mas lamenta que tenham sido atrasados pelo Governo quando decidiu reprogramar os fundos comunitários.

Apesar de o município ter conseguido garantir os meios financeiros, o atraso vai obrigar a acelerar as obras, para garantir que estejam concluídas em junho de 2015 e assim cumprir a programação imposta pelos fundos europeus.

"É uma limitação temporal grande, mas vamos conseguir cumprir os prazos", previu.

O concelho de Lousada, de acordo com Pedro Machado, é o concelho mais jovem de Portugal Continental, apresentando, por isso, um número elevado de crianças em idade escolar.

O presidente da câmara acredita que a dimensão dos equipamentos corresponde às necessidades atuais do concelho.

Os novos centros escolares vão receber cerca de 950 alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, dispondo de salas de apoio, refeitório, polivalente e biblioteca.

Os encargos das empreitadas são suportados em 85% por fundos da União Europeia, cabendo à câmara suportar 15% do investimento.

"É, de facto, um investimento muito significativo, mas o financiamento está devidamente assegurado", assinalou, sublinhando que as intervenções terminam o projeto global de remodelação do parque escolar, ao nível do primeiro ciclo, traçado há alguns anos pelo município.

O presidente da câmara e os vereadores da Educação e das Obras Municipais visitaram, na quarta-feira, as empreitadas em curso para fazerem a avaliação dos trabalhos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas