Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Prémio Nacional de Saúde quer coordenação de rede de oftalmologia

O Prémio Nacional de Saúde 2014, José Cunha-Vaz, defendeu hoje em Coimbra a necessidade de se criarem condições, com o Governo, para que a coordenação da Rede Europeia de Investigação Clínica em Oftalmologia se mantenha em Portugal.

Prémio Nacional de Saúde quer coordenação de rede de oftalmologia
Notícias ao Minuto

17:32 - 10/10/14 por Lusa

País Visão

José Cunha-Vaz, presidente da Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), entidade que coordena a rede, sublinhou a importância de se "criarem condições para que o centro de coordenação [situado em Coimbra] se mantenha em Portugal", prevenindo que, "daqui a dois ou três anos, esta estrutura não seja reivindicada por Inglaterra ou pela Alemanha".

Segundo José Cunha-Vaz, o Governo deve "garantir" que o centro de coordenação "seja algo para Portugal manter e desenvolver", apontando para o exemplo da Bélgica, em que o governo "apoia" o centro coordenador de investigação clínica em cancro, que está sediado nesse país.

O presidente da AIBILI falou hoje com o secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, que realizou uma visita às instalações da associação, com o intuito de que esta estrutura "veja um reconhecimento", por parte do Governo, através de "alguma contratualização" entre as duas entidades.

Sem avançar com as especificidades dessa contratualização, José Cunha-Vaz apenas referiu que o apoio, a existir, pode garantir a permanência do centro de coordenação em Portugal.

O centro coordena mais de 90 instituições de investigação de 19 países europeus.

Na visita à AIBILI, Fernando Leal da Costa disse aos jornalistas presentes que a manutenção do centro de coordenação da rede "é do maior interesse estratégico para o país", avançando que irão ser criados mecanismos "para que o Ministério da Saúde tenha uma maior ligação à AIBILI" e, dessa forma, "garantir a fixação do centro em Coimbra".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório