O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) tem um novo "companheiro especial": o União, um "jovem gato abandonado resgatado da rua". O animal chegou às instalações universitárias na semana passada e foi "escolhido criteriosamente pelo seu carácter afável".
Segundo contou a associação Grupo Gatos Urbanos, na rede social Facebook, a nova presidência do IPC decidiu dar "alegria aos funcionários e a toda comunidade" após ter conhecimento de que "cuidavam de um gato que faleceu no verão devido a falência renal".
"O animal, um jovem gato abandonado resgatado da rua pela associação Grupo Gatos Urbanos, acaba de chegar aos Serviços Centrais do Politécnico de Coimbra e está em fase de adaptação", lê-se na nota.
O felino "foi escolhido criteriosamente, pelo seu carácter afável e capacidade de adaptação", e batizado com o nome União pela presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Cândida Malça.
O União é um gato de pelagem "frajola", a que, como explica o Grupo Gatos Urbano, os "ingleses chamam tuxedo cat, por serem animais de pelagem preta e branca, que significa gato de smoking".
O União "foi recebido pelos dirigentes e funcionários dos Serviços Centrais e está a completar o protocolo vacinal". Além disso, já tem "microchip, desparasitação total e atestado sanitário de que não é portador de zoonoses".
Por enquanto, o gato está em fase de adaptação e a receber "visitas e mimos de todos", mas quando estiver familiarizado com o espaço "poderá circular no jardim" dos Serviços Centrais do IPC.
As despesas relacionadas com o "companheiro especial" do IPC "serão suportadas entre dirigentes e funcionários".
A decisão de voltar a adoptar um animal mostra o "exemplo de empatia, compaixão e responsabilidade social", que são o "apanágio do IPC", destaca a associação.
Leia Também: Acha que conhece o seu gato? 4 curiosidades sobre este felino