Militares dos comandos territoriais da GNR, "com especial empenhamento das secções de Programas Especiais", estão a realizar, de norte a sul do país, a "Operação Santo António", que inclui diversas ações de sensibilização das pessoas para as regras de segurança na utilização daquelas máquinas, informou hoje a Guarda Nacional Republicana.
"Através de contactos pessoais e ações em sala, (...) serão transmitidos conselhos de segurança com o objetivo de reduzir a sinistralidade relacionada com a utilização de tratores, bem como as consequências dos mesmos", nos setores agrícola e florestal, segundo uma nota da Divisão de Comunicação e Relações Públicas do Comando-Geral da GNR.
A remoção do denominado "arco de Santo António", que protege o condutor em caso de capotamento, é a principal causa de morte em acidentes com tratores nos meios rurais.
No Continente, entre janeiro de 2013 e julho deste ano, 256 acidentes com tratores agrícolas provocaram 115 vítimas mortais e 83 feridos graves, segundo dados da GNR divulgados em agosto.
A "Operação Santo António" está a decorrer "no âmbito das ações de policiamento de proximidade da GNR" e integra um conjunto de iniciativas de sensibilização "dirigidas a utilizadores de tratores agrícolas, a fim de os aconselhar" para o cumprimento das regras de segurança.
"Nos setores agrícola e florestal, ocorrem inúmeros acidentes, sendo o capotamento a principal causa de morte dos condutores de tratores. Comparativamente a condutores de outros veículos, o risco de morte é superior nos condutores deste tipo de veículos", adverte a GNR em comunicado.
Em 2013, nos 18 distritos do Continente, ocorreram 122 acidentes com tratores, em terreno agrícola privado, que causaram a morte a 52 pessoas, ferimentos graves em 24 e ferimentos leves noutras 44.
Este ano, até maio, registaram-se 66 acidentes em terrenos agrícolas, que provocaram 22 mortos, 13 feridos graves e 33 feridos leves.
Em relação aos acidentes com tratores ocorridos na via pública, a GNR registou, em 2013, 48 acidentes, 26 mortes, 23 feridos graves e 11 feridos leves.
Até 31 de julho deste ano, a GNR tem a informação de 20 destes acidentes, os quais causaram 15 vítimas mortais, 23 feridos graves e dois feridos leves.
Também a PSP registou, na sua área de intervenção de Portugal Continental, entre 2011 e o primeiro semestre deste ano, 116 acidentes com tratores, dos quais resultaram três mortos, dois feridos graves e 15 feridos leves.