Procurar

Preventiva para idoso que ateou fogo por "desentendimentos" em Alvaiázere

O homem, de 79 anos, "motivado por desentendimentos com vizinhos acerca da limpeza dos terrenos confinantes, ateou fogo à vegetação seca" em quatro pontos distintos, na freguesia de Pelmá, em Alvaiázere.

Preventiva para idoso que ateou fogo por "desentendimentos" em Alvaiázere

© Shutterstock

Márcia Guímaro Rodrigues
17/10/2025 15:57 ‧ há 1 dia por Márcia Guímaro Rodrigues

País

Leiria

O idoso de 79 anos detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de ter ateado, no passado dia 7 de outubro, um incêndio florestal por "desentendimentos com vizinhos", no concelho de Alvaiázere, ficou em prisão preventiva.

 

Numa nota, publicada esta sexta-feira, a Procuradoria da República da Comarca de Leiria informou que o homem foi presente a primeiro interrogatório judicial na passada quarta-feira, 15 de outubro, por estar "fortemente indiciado pela prática de um crime de incêndio florestal".

O crime ocorreu durante a tarde de 7 de outubro, na freguesia de Pelmá, "quando o arguido, motivado por desentendimentos com vizinhos acerca da limpeza dos terrenos confinantes, ateou fogo à vegetação seca existente em quatro pontos distintos de uma área florestal próxima da sua residência.

"O tribunal considerou fortemente indiciada a prática dolosa do crime de incêndio florestal, tendo em conta o caráter intencional e o elevado perigo da conduta, praticada em zona habitada e em período de risco elevado de incêndio", explicou a procuradoria.

Assim, "atendendo ao perigo de reiteração da conduta e à grave perturbação da tranquilidade pública gerada", o juiz decidiu aplicar a medida de coação mais gravosa, a de prisão preventiva.

O inquérito prossegue sob a direção do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria.

Na quarta-feira, a PJ anunciou que deteve um homem de 79 anos por suspeita da prática do crime de incêndio florestal. 

"Com recurso a um isqueiro, o homem ateou o incêndio que consumiu zona florestal, densamente povoada de pinheiro-bravo e oliveiras, com elevado potencial para provocar perdas de vidas humanas e prejuízos bastante elevados, não fosse a pronta e eficaz intervenção dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere que se encontravam próximo do local", lia-se num comunicado enviado às redações. 

Segundo a PJ, o homem, reformado e sem antecedentes criminais conhecidos, foi detido em estreita colaboração com o Grupo de Redução de Ignições do Centro Litoral e com a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Pombal.

PJ deteve idoso suspeito de fogo florestal em Alvaiázere

PJ deteve idoso suspeito de fogo florestal em Alvaiázere

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter detido um homem, de 79 anos, suspeito da prática do crime de incêndio florestal ocorrido na semana passada no concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria.

Lusa | 15:10 - 15/10/2025

Leia Também: Homem detido por provocar fogo durante trabalhos agrícolas na Guarda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10