No sábado estarão encerradas as urgências desta especialidade no Hospital Infante Dom Pedro, em Aveiro, que reabrirão no dia seguinte.
No domingo fecham as urgências de ginecologia e obstetrícia nos hospitais do Barreiro, Setúbal e Abrantes, segundo as escalas consultadas pela agência Lusa às 15h00 de hoje.
Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Amadora/Sintra, Setúbal, Vila Franca de Xira, Santarém, São Francisco Xavier (Lisboa), Abrantes e Leira vão estar condicionados durante o dia de sábado, recebendo apenas casos encaminhados pelo CODU/INEM.
As urgências pediátricas dos hospitais de Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo, em Loures, estarão também com constrangimentos durante o fim de semana, atendendo apenas casos encaminhados pelo INEM.
As escalas disponibilizadas no Portal do SNS indicam ainda que no sábado estarão abertos 126 serviços de urgência em todo o país, além de 33 unidades de ginecologia e obstetrícia que estarão a funcionar no âmbito do projeto-piloto que obriga as utentes a ligarem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem ao hospital.
Já no domingo, além de 33 unidades de ginecologia e obstetrícia, vão estar abertos 127 serviços de urgência em todo o país.
Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e fins de semana prolongados, como acontece esta semana.
As autoridades de saúde recomendam que, antes de se dirigir a uma urgência, a população contacte a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para obter orientação adequada.
Leia Também: Loures avança com consultas de obstetrícia realizadas só por enfermeiros