Procurar

Festival internacional de balonismo regressa ao Alentejo em novembro

Os balões de ar quente voltam a 'colorir' os céus do Alentejo, de 08 a 13 de novembro, durante um festival internacional que junta mais de 30 equipas, oriundas de cinco países europeus, anunciou hoje a organização.

Festival internacional de balonismo regressa ao Alentejo em novembro

© Lusa

Lusa
13/10/2025 16:32 ‧ há 5 horas por Lusa

País

Balonismo

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ), que este ano assinala a sua 28ª. edição, é organizado pela empresa Publibalão, em colaboração com o clube de balonismo Alentejo sem Fronteiras, indicou a organização, em comunicado.

 

Contactado pela agência Lusa, Aníbal Soares, da organização, explicou que a edição deste ano conta com voos nos concelhos de Ponte de Sor, Avis, Alter, Monforte e Fronteira, no distrito de Portalegre.

"Nós fazemos este festival na região (Portalegre) também por causa do verão de São Martinho, os próprios campos e a localização onde estamos inseridos. Quando iniciámos o balonismo houve também apoio das autarquias que continuam connosco e acho que temos de promover essa zona, que tem características muito boas também a nível técnico", disse.

O evento deverá contar este ano com a participação de "31 a 35 equipas", segundo indicou Aníbal Soares, provenientes de Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica.

O FIBAQ passa no dia 08 de novembro por Ponte de Sor, seguindo-se Montargil, também no mesmo concelho (dia 09), Benavila no concelho de Avis (dia 10 voo matinal) e depois pela tarde em Fronteira.

O festival vai depois passar por Alter do Chão (dia 11) e Monforte (dia 12), terminando no dia seguinte em Fronteira.

Além dos batismos de voo, o FIBAQ conta anualmente um espetáculo noturno de luz, cor e som "Night Glow", em que as "chamas dos queimadores dos balões de ar quente são libertadas ao ritmo da música", decorrendo o mesmo em Ponte de Sor.

Já os voos de balão de ar quente vão realizar-se, quase sempre, duas vezes por dia, às 07:00 ou 07:30 e às 14:00 ou 14:30, sempre que as condições meteorológicas o permitirem.

De acordo com os promotores, os interessados em voar num balão de ar quente devem adquirir pulseiras solidárias e de voos cativos, cujas receitas revertem a favor de instituições e associações locais, bem como para as corporações de bombeiros voluntários das localidades que aderem ao evento.

De acordo com a organização, as pulseiras solidárias têm um valor de 99 euros por pessoa, ao fim de semana, e de 75 euros durante a semana.

"Os batismos de voo cativo terão um valor simbólico de 7 euros por pessoa", acrescentam.

O festival teve a sua primeira edição em 1997 e serviu de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.

Leia Também: Homem morre em atropelamento rodoviário no concelho de Santiago do Cacém

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10