Procurar

PSD lamenta perda de Viseu mas realça conquista do mesmo n.º de Câmaras

O presidente da distrital de Viseu do PSD, Carlos Santiago, lamentou hoje a perda da capital de distrito para o PS, mas mostrou-se satisfeito por o partido ter conquistado o mesmo número de Câmaras do que em 2021.

PSD lamenta perda de Viseu mas realça conquista do mesmo n.º de Câmaras

© Creative Commons/Luso-Tuga/Pedrosimoes7

Lusa
13/10/2025 13:39 ‧ há 3 horas por Lusa

"Tivemos o mesmo número de autarquias e aumentámos o número de votos do PSD no distrito. Perdemos a Câmara Municipal de Viseu, o baluarte, a capital distrito, o que não estava, obviamente, nas nossas previsões", admitiu Carlos Santiago à agência Lusa.

 

No domingo, o PS voltou a vencer as eleições autárquicas no distrito de Viseu, ficando a governar onze das 24 câmaras (mais uma do que em 2021).

O PSD obteve 27,64% dos votos do distrito (em 2021 tinha ficado com 25,48%). Conquistou oito Câmaras sozinho (Armamar, Nelas, São João da Pesqueira, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela e Vouzela) e mais cinco em coligação, quatro com o CDS-PP (Castro Daire, Lamego, Oliveira de Frades e Resende) e uma com a IL (Santa Comba Dão).

No entanto, perdeu a Câmara de Viseu depois de 36 anos de poder, com o PS a não permitir ao "dinossauro" Fernando Ruas cumprir aquele que seria o seu último mandato.

"O povo do concelho de Viseu falou, a democracia falou. Temos de aceitar com naturalidade os resultados, parabenizar o PS em Viseu, nomeadamente o [futuro] presidente João Azevedo", sublinhou Carlos Santiago.

Na sua opinião, o PSD precisa agora de "fazer uma reflexão muito profunda, depois de todas as avaliações e de todos os apuramentos, para continuar a arrepiar caminho".

"Há um conjunto alargado de projetos de grande dimensão e importância para todo o distrito no qual o presidente Fernando Ruas teve um papel fundamental e determinante", lembrou o social-democrata, dando como exemplo a construção do Hospital Psiquiátrico e do Centro de Ambulatório e Radioterapia e a duplicação do Itinerário Principal (IP) 3.

A Lusa tentou, mas em vão, um comentário do presidente da concelhia do PSD de Viseu aos resultados.

O líder distrital do PSD sublinhou que, além de manter o mesmo número de Câmaras, o seu partido conseguiu "resultados extraordinários" em algumas delas, como Sernancelhe (78,47% dos votos), São João da Pesqueira (75,88%) e Oliveira de Frades (75,59%, em coligação com o CDS-PP), nas quais ficou com a totalidade dos cinco mandatos.

"O PSD é um partido com muita dinâmica, um partido do poder local e das pessoas, e cá estaremos para as respostas necessárias no momento oportuno", garantiu.

Além da capital de distrito, houve também mudanças de partidos em Penedono (do PSD para o PS), Resende (do PS para o PSD/CDS-PP), Santa Comba Dão (do PS para o PSD/IL), Tabuaço (do PSD/CDS-PP para o PS) e São João da Pesqueira (do movimento independente Pela Nossa Terra para o PSD), sendo que, neste último concelho, o presidente se manterá o mesmo.

Leia Também: PS rouba ao PSD a Câmara de Viseu (chega fica em terceiro)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10