Procurar

PSD garante oposição como "nunca foi feita" em Vila Real

A cabeça de lista pelo PSD à Câmara de Vila Real disse hoje que o partido "alcançou melhorias" nas eleições de domingo, mantendo dois em sete mandatos, e garantiu uma oposição "como nunca foi feita" no concelho.

PSD garante oposição como "nunca foi feita" em Vila Real

© ShutterStock

Lusa
13/10/2025 10:52 ‧ há 8 horas por Lusa

Política

Autárquicas

O PS venceu as eleições autárquicas de domingo no concelho de Vila Real com quatro mandatos, ficando em segundo lugar o PSD com dois e, depois, o Chega com um.

 

Alexandre Favaios foi eleito presidente da câmara pelo PS, depois de assumir o cargo em junho após a saída de Rui Santos para a Assembleia da República.

"Um partido como o PSD tem sempre um objetivo que é ganhar e obviamente que os resultados, de uma forma geral, não foram aqueles que nós mais gostaríamos de ter, mas considero que alcançámos algumas melhorias", afirmou Alina Vaz à agência Lusa.

A cabeça de lista pelo PSD às autárquicas na capital do distrito acrescentou que é nessas melhorias que o partido se quer agarrar para alcançar o "grande objetivo que é uma maior ambição para o PSD de Vila Real a médio e longo prazo".

"São quatro anos em que temos uma equipa formada, temos uma equipa com muita qualidade para analisar as várias áreas que são importantes para alavancar Vila Real e estaremos a fazer uma oposição como nunca foi feita. É esse o meu compromisso com os vila-realenses", adiantou ainda Alina Vaz.

De acordo com os dados do site oficial do Ministério da Administração Interna, o PS teve 17.711 votos (55,10%), o PSD 7.582 votos (23,59%) e o Chega 4.078 votos (12,69%).

Dos 49.167 eleitores inscritos no concelho votaram 32.145 (65,38%).

Comparativamente com 2021, ano em que concorreu coligado com o CDS-PP, o PSD perdeu votos no concelho de Vila Real, mas conseguiu manter os dois vereadores.

"A análise que fizemos é que, de facto, os votos que perdemos são os votos do CDS e temos alguma consciência que não foi isso que nos minimizou. Mais importante foi mantermos os dois mandatos", realçou Alina Vaz, que referiu ainda que o PSD conseguiu ganhar a junta de Parada de Cunhos, que em Vila Marim está empatado com o PS, em Guiães apoia o candidato independente e que, no geral, os sociais-democratas têm mais mandatos nas assembleias de freguesia.

Em 2021, o PS, em listas próprias ou apoiadas por este partido, conseguiu a vitória nas 20 juntas de freguesia do concelho.

No domingo, Alexandre Favaios destacou a "grande vitória" em "mais uma noite histórica" para o PS, considerando que o partido mostrou, mais uma vez, ser "um projeto credível".

Os socialistas ganharam a câmara há 12 anos, depois de 37 anos de gestão social-democrata.

O Chega elegeu Alberto Moura como vereador.

"Não podemos dizer que o resultado seja mau, eu gostava que fosse melhor, mas temos tempo, durante quatro anos vamos trabalhar para melhorar este resultado", afirmou, também no domingo, Alberto Moura à Lusa.

O primeiro vereador eleito pelo Chega na Câmara de Vila Real falou numa "quebra para o PS", que "perdeu um vereador diretamente" para o partido de direita.

Nestas eleições foram sete as listas que concorreram à Câmara e Assembleia Municipal de Vila Real.

Para a Assembleia Municipal, que será presidida pelo anterior presidente de câmara socialista Rui Santos, o PS ganhou 12 mandatos, o PSD seis e o Chega três.

Leia Também: PSD em coligação ganha seis dos 10 concelhos mais populosos e o PS quatro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10