Procurar

"Próximos 4 anos serão decisivos para o uso dos dinheiros de Bruxelas"

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou ao voto nas eleições autárquicas que decorrem no domingo e no âmbito das quais serão escolhidos dirigentes de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.221 assembleias de freguesia.

"Próximos 4 anos serão decisivos para o uso dos dinheiros de Bruxelas"

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Ana Teresa Banha
11/10/2025 19:03 ‧ há 6 horas por Ana Teresa Banha

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa falou aos portugueses este sábado, no dia anterior às eleições autárquicas, numa mensagem de apelo ao voto, onde considerou que este ano há uma oportunidade "irrepetível" em relação aos fundos europeus, executados através do poder local.

 

"Fica evidente que os próximos quatro anos serão decisivos para o uso dos dinheiros de Bruxelas", disse, acrescentando que este é um dos motivos adicionais para votar nas Autárquicas de amanhã.

Na comunicação ao país, feita a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo explicou que exercer o direito de voto no domingo seria importante na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas também noutros fundos europeus disponíveis, como o Portugal 2030.

Neste ano de 2025 não votar é renunciar a uma oportunidade única de beneficiar de uma situação financeira que é irrepetível

Marcelo continuou a justificar que esta se trata de uma oportunidade para o desenvolvimento, referindo que "parte destes elevadíssimos recursos passará pelo poder local", assim como a sua aplicação irá depender de todos os representantes locais. "Votar amanhã não é só votar naquelas e naqueles que melhor conhecemos. É ao mesmo tempo votar para que apliquem milhões [de euros] que não voltam mais, dando mais desenvolvimento aos nossos municípios e freguesias", detalhou.

Marcelo apontou ainda que não votar nas eleições locais era, "em certa medida, renunciar a intervir na resolução de problemas concretos da nossa vida", como habitação, transporte ou segurança: "Neste ano de 2025 não votar é renunciar a uma oportunidade única de beneficiar de uma situação financeira que é irrepetível", defendeu.

Sem poder local forte, tudo o mais é como um edifício sem alicerces, é como uma árvore sem raízes, é como um poder com menos poder

"Autarca como fui, durante 19 anos, num município mais poderoso, noutro bastante rico, e num terceiro, o mais pobre de Portugal naquela altura, governante e Presidente da República, garanto-vos uma coisa: Sem poder local forte, tudo o mais é como um edifício sem alicerces, é como uma árvore sem raízes, é como um poder com menos poder - ou mesmo sem poder nenhum de base, essencial para a democracia", acrescentou.

"Amanhã, votem por vós próprios, pelas vossas famílias, pelas vossas comunidades, pelo vosso futuro. No fundo, votem por Portugal, que sois todos vós", apontou.

Marcelo apela ao voto:

Marcelo apela ao voto: "Por vós, pelas vossas famílias". Leia o discurso

Presidente da República assinalou, numa comunicação ao país feita a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, que "não votar é renunciar a uma oportunidade única de beneficiar de uma situação financeira que é irrepetível".

Notícias ao Minuto | 20:43 - 11/10/2025

A campanha oficial para as eleições autárquicas terminou na sexta-feira para mais de 800 grupos de cidadãos e forças políticas, que candidataram cerca de 12.860 listas a autarquias de todo o país, de acordo com dados provisórios da Comissão Nacional de Eleições.

Nas eleições autárquicas, que decorrem entre as 8h00 e as 19h00 de domingo, os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.221 assembleias de freguesia.

Outras 37 freguesias vão escolher o executivo em plenários de cidadãos, por terem menos de 150 votantes.

[Notícia atualizada às 19h20]

Leia Também: Eleições? "Desta vez, acho que há razões para votarem mais", diz Marcelo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10