Um homem de 42 anos foi detido, na freguesia de Águas Livres, na Amadora, por ser suspeito da posse de arma proibida e tráfico de drogas, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS) adianta que, durante um patrulhamento de rotina nas imediações de uma Zona de Especial Criticidade (ZEC), os agentes ouviram quatro disparos de arma de fogo vindos do interior da área.
Nessa altura, dirigiram-se para um ponto com visibilidade, onde avistaram "um indivíduo a efetuar mais três disparos antes de entrar numa viatura".
Os agentes pediram reforço policial e entraram na ZEC, conseguindo localizar a viatura do suspeito. Quando se aproximaram, o homem ligou o motor da viatura e tentou fugir, mas foi rapidamente intercetado.
"Dado que estava armado e que a situação comportava um risco elevado, os polícias realizaram uma abordagem de alto risco". O suspeito recusou-se a sair do veículo, e a PSP teve de o retirar. No interior do carro, encontraram uma arma de fogo calibre .38 utilizada nos disparos. A mesma estava funcional e o suspeito não tinha qualquer licença legal para a sua posse, "o que motivou a sua detenção imediata".
Na busca à viatura, a PSP encontrou ainda uma arma de fogo de classe A, calibre .22 Magnum, dois foguetes de sinalização, uma mira holográfica, um machado, uma balança com vestígios de produto suspeito de ser estupefaciente, cerca de 270 euros em numerário, diferentes munições de armas de fogo (totalizando cerca de 600 de diversos calibres), uns binóculos com 2 monóculos, uma bolsa tiracolo e produto "que mais tarde se veio apurar tratar-se de 3,96g de cocaína e 3,61g de heroína".
No local foram apreendidos ainda sete invólucros de calibre .380 Auto, alusivos aos disparos inicialmente efetuados pelo suspeito.
O detido foi conduzido às celas de detenção do COMETLIS para ser presente a primeiro interrogatório judicial este sábado, às 10h00, no Tribunal de Turno da Amadora.
No mesmo comunicado, a Polícia de Segurança Pública assegura que "prosseguirá a empenhar esforços no combate a este e todos os tipos de práticas criminais, independentemente dos locais onde estas se verifiquem, tendo em conta o impacto negativo que têm para o sentimento de segurança das populações, reforçando a tranquilidade e ordem das comunidades que serve".
Leia Também: Detido estrangeiro suspeito de distribuir vários tipos de droga no país