A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai ter montado um "dispositivo especial de segurança" para as celebrações da última aparição de Nossa Senhora em Fátima aos três pastorinhos, no dia 13 de outubro.
Em comunicado enviado às redações a GNR deixa um conjunto de recomendações a todos os peregrinos que se desloquem à cidade de Fátima e participem nas celebrações em segurança:
- "Chegue atempadamente a fim de evitar filas prolongadas;
- Identifique, memorize ou fotografe o local onde estaciona a sua viatura ou do local de desembarque do autocarro;
- Não deixe pertences à vista no interior dos veículos;
- Não deixe documentos pessoais nos veículos, tenha-os sempre consigo;
- Transporte a carteira/telemóvel em local próximo do corpo;
- Evite ter em sua posse grandes quantias de dinheiro;
- Não transporte consigo bens de valor, nem objetos que sejam ostensivos;
- Tenha sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos demais elementos do grupo;
- Após o término das cerimónias, a saída deve ser calma e gradual, evitando momentos de maior afluência;
- Não perca de vista os idosos e crianças que o acompanham."
A autoridade informa que o dispositivo vai ser implementado nos dias 12 e 13 de outubro e que "as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima" vão ser intensificadas. A GNR vai focar-se em "três principais áreas de atuação":
- "Garantir a segurança rodoviária e a fluidez de trânsito nos acessos a Fátima;
- Garantir a prevenção de ilícitos, incivilidades ou alterações da ordem pública;
- Garantir o clima de tranquilidade e segurança durante todo o evento, através de uma atuação de sensibilização e apoio aos peregrinos."
A operação vai contar com militares da GNR "com diversas valências", "nomeadamente meios do dispositivo territorial, de trânsito, da estrutura de investigação criminal, de patrulhamento ciclo e a cavalo, de ordem pública e operações especiais, inativação de explosivos e vigilância com recurso a Unmanned Aircraft Systems (UAS), vulgarmente conhecido por drones, e sistema de videovigilância".
A Guarda Nacional Republicana relembra ainda que, na zona do Santuário de Fátima e em toda a sua envolvência", não será possível utilizar drones.
Leia Também: Papa reza no sábado junto à imagem da Virgem de Fátima na Praça de São Pedro