O novo canal tem a primeira emissão marcada para dia 12 de outubro às 19h00, dia de eleições autárquicas, sob o mote "Todos. Pela verdade dos factos".
Segundo o diretor de informação da RTP, Vítor Gonçalves, o objectivo do novo canal é "trazer mais espectadores para a RTP", mas defendendo que "no jornalismo o mais importante são os factos".
Em conferência de imprensa de apresentação do novo canal, Vítor Gonçalves afirmou que "há uma mudança gráfica transversal a todos os programas informativos" e que o "Telejornal terá também um novo genérico".
O novo estúdio ocupará o local onde era gravado o programa da RTP 1 'O Preço Certo', apresentado por Fernando Mendes, sendo que o programa de entretenimento será agora gravado fora.
Outra alteração será o jornal das 21, que será apresentado alternadamente por João Adelino Faria e por José Rodrigues Santos.
"Nós vamos contar os factos, tal como eles são, não é apenas uma mudança gráfica, uma mudança estética, é um novo compromisso com a notícia", reiterou o diretor de informação do canal público.
A partir de hoje o 'site' da RTP Notícias é diferente, tendo sido transformado esteticamente e ao nível da experiência com o utilizador.
Ainda no digital, a aplicação da RTP Notícias também foi completamente remodelada e o novo canal estará agora presente no TikTok, para além das restantes plataformas digitais.
Em declarações à Lusa, Vítor Gonçalves disse que a restruturação do canal teve início há cerca de um ano e meio.
Questionado em relação aos objetivos em termos de audiências, o diretor preferiu não divulgar metas.
A RTP3 é dos quatro canais de informação aquele que regista menor audiência, embora a que a mantém mais constante ao longos dos anos, de acordo com uma análise da Universal McCann (UM) para a Lusa.
Na análise à evolução das audiências desde 2021, "dos quatro canais de informação, a RTP3 é o canal que regista menor audiência, contudo é o canal que mantém uma audiência mais constante ao longo dos anos", refere.
A direção da televisão da RTP liderada por António por José Teixeira foi demitida em 24 junho pelo Conselho de Administração, que indicou o jornalista Vítor Gonçalves como novo diretor de informação da televisão da estação pública.
[Notícia atualizada às 15h19]
Leia Também: Expulsão da Lusa e RTP da Guiné-Bissau foi "totalmente injustificada"