O Instituto da Segurança Social (ISS) encerrou, na passada terça-feira, dia 7 de outubro, um lar "ilegal" na Lamorosa, no concelho de Torres Novas, após denúncias relacionadas com eventuais maus-tratos, no âmbito de um inquérito-crime.
Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a Segurança Social explica que os 19 idosos, com idades compreendidas entre os 77 e 98 anos, encontravam-se em "condições muito precárias".
"Após contacto com as respetivas famílias, nove idosos foram encaminhados, pelos serviços do Centro Distrital de Santarém da Segurança Social, para respostas sociais condignas e com acordo de cooperação com o ISS e dez ficaram com os seus familiares", pode ler-se.
O encerramento do lar ilegal "decorreu de um pedido em colaboração do Núcleo de Investigação Criminal e Apoio às Vítimas (NIAVE), destinado a averiguar denúncias relacionadas com eventuais crimes de maus-tratos, no âmbito de um processo de inquérito-crime, aberto pelo Ministério Público (MP)".
A equipa de inspeção do ISS e a Autoridade de Saúde verificaram que "as condições higio-sanitárias, de salubridade e de segurança em que os idosos se encontravam acolhidos constituíam um perigo iminente para a sua integridade física, saúde, conforto e bem-estar".
Assim, "foi determinado o encerramento urgente do estabelecimento". O processo irá continuar a decorrer em sede judicial.
Leia Também: Batia nos pais idosos e exercia violência psicológica. Fica em preventiva