As autoridades portuguesas, em articulação com a polícia da Catalunha (Mossos d’Esquadra) e Guardia Civil (GC) deteve, em Boliqueime, em Loulé, duas pessoas pela prática do crime de tráfico de pessoas.
Os suspeitos - um homem de 44 anos e uma mulher de 29 - eram alvos de mandados de detenção europeu (MDE) e de uma decisão europeia de investigação (DEI), emitidos por Espanha, por serem suspeito da prática do crime em causa no país vizinho.
As detenções foram integradas numa investigação de cooperação da PJ, através da Diretoria do Sul, com as autoridades policiais espanholas.
No âmbito desta operação foram realizadas buscas domiciliárias em Lerida, Navarra e Guipuzcoa, e uma detenção, pela presumível prática destes crimes.
No âmbito das buscas domiciliárias, foram apreendidos instrumentos relevantes aos factos em investigação e ainda produto estupefaciente, canábis na fase de plantação, e um significativo número de munições para armas de fogo de calibre proibido, refere a Polícia Judiciária em comunicado.
Os arguidos serão presentes ao Tribunal da Relação para apreciação da sua extradição para Espanha.
A direção da decisão europeia de investigação está a cargo do DIAP de Faro.
Leia Também: Sapadora florestal ateia fogo em Alvaiázere e é detida pela PJ