Morreu, aos 111 anos, a portuguesa Maria Helena Aguiar, a segunda freira mais velha do mundo, e a pessoa mais velha do Porto.
A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias, que dá conta de que esta mulher nasceu em São Tomé e Príncipe a 2 de novembro de 1913, e, com três anos, veio morar para Portugal.
A notícia foi, inicialmente, partilhada a página de Facebook do Colégio Nossa Senhora da Paz, no Porto, onde esta mulher lecionou.
"É com profunda tristeza que compartilhamos o falecimento da Irmã Aguiar. 'Com simplicidade, a Irmã Aguiar marcou quem a conheceu'", lê-se na breve nota publicada nas redes sociais.
Maria Helena Aguiar, conhecida como Irmã Aguiar, estudou no conservatório, tendo começado a dar aulas de pianos aos 18 anos. Quase dez anos depois, aos 27, entrou para a vida religiosa, inicialmente em Viseu, e depois em Vila do Conde.
Posteriormente, mudou-se para o Porto, onde ensinou piano no Colégio Nossa Senhora da Paz, até aos 106 anos.
Segundo a GerontologyWiki, a Irmã Aguiar tornou-se a pessoas mais velha do Porto após a morte de Isabel Gomes Sarmento, em janeiro de 2023. Era a segunda freira mais velha do mundo, depois de Francis Piscatella, de 112 anos.
Leia Também: PSD lamenta morte de Fernando Melo: "Figura muito acarinhada"