A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ‘travou’ a entrada de quatro toneladas de uvas, vindas do exterior, que se destinavam a ser misturadas no circuito produtivo do Douro.
No decurso de uma operação realizada pela Unidade Regional do Norte, foi interceptada uma viatura em circulação no concelho de Resende. Esta transportava uma grande quantidade de uvas, que iriam ser introduzidas de forma ilegal no circuito produtivo da região demarcada.
A operação de prevenção criminal teve como objetivo detetar e reprimir a entrada ilícita de produtos vitivinícolas provenientes de outras regiões, protegendo a autenticidade dos vinhos com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), bem como salvaguardar a integridade económica dos agentes legítimos do setor, refere esta autoridade em comunicado.
No decurso da operação, foi identificado um suspeito, foram apreendidas quatro toneladas de uvas bem como a viatura de transporte de mercadorias, e foi instaurado um processo-crime pela prática do crime de tráfico de produtos vitivinícolas..
Os factos foram comunicados à Autoridade Judiciária competente, e o destino das uvas apreendidas foi a destruição por via de vinificação controlada.
Leia Também: ASAE apreende 10 toneladas de uvas 'ilegais' no Douro. Há um identificado