Procurar

"Vai ser apresentada uma escolha aos detidos" da Flotilha, revela Marcelo

Os portugueses detidos por Israel por estarem a bordo da flotilha, vão poder assinar um documento a concordar com a sua saída de Israel, e aí Telavive assegura os custos, ou recusar e iniciam um processo judicial, onde os custos de regresso ao país já não serão cobertos.

"Vai ser apresentada uma escolha aos detidos" da Flotilha, revela Marcelo

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Carolina Pereira Soares
02/10/2025 19:55 ‧ há 2 dias por Carolina Pereira Soares

O Presidente da República confirmou esta quinta-feira aos jornalistas que “a nossa embaixadora juntamente com o cônsul vão “amanhã de manhã” visitar os portugueses detidos por Israel, após ser interceptada a flotilha humanitária com destino a Gaza.

 

Marcelo Rebelo de Sousa esclareceu que vai ser aproveitado um “intervalo entre o feriado e o período religioso” no país, que celebra durante estes dias o Yom Kipur, o que “permitirá terem contacto com os detidos e ainda para perceber exatamente o que se está a passar em termos de identificação administrativa”.

O chefe de Estado português revelou que “vai ser apresentada uma escolha aos detidos”.

“Ou assinam um documento, dizendo que saem com a sua concordância do território de Israel, e aí, Israel cobre as despesas dessa saída o mais rápido possível”, começou por dizer. “Ou preferem a outra via que é ficar em território israelita e nessa medida iniciar o processo que conduz à intervenção do juiz, que depois decidirá em que termos ocorre essa saída - e aí já o Estado de Israel não cobriria essas saídas”.

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu ainda que não sabe o estado de saúde atual dos portugueses e que, por enquanto, ainda não há previsão sobre quando acontecerão as saídas dos ativistas de Israel.

Leia Também: Israel identificou 250 ativistas da flotilha antes de os levar a tribunal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10