Procurar

MNE italiano indica que detidos da flotilha deverão ser deportados numa ordem única

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, indicou hoje, após contactos com o homólogo israelita, que o Governo de Telavive pretende emitir uma ordem única para deportar todos os detidos da Flotilha Global Sumud em dois voos fretados.

MNE italiano indica que detidos da flotilha deverão ser deportados numa ordem única

© Lusa

Lusa
02/10/2025 17:55 ‧ há 3 dias por Lusa

De acordo com o governante italiano, os dois voos poderão ter como destino Londres e Madrid, transportando os membros da flotilha que pretendiam entregar ajuda humanitária na Faixa de Gaza, incluindo quatro cidadãos portugueses, e que acabaram por ser detidos pelas autoridades israelitas entre a noite de quarta-feira e a manhã de hoje.

 

"Madrid e Londres solicitaram, mas veremos", disse Tajani numa audição parlamentar hoje em Roma, na qual atualizou para 40 o número de ativistas italianos detidos.

As forças israelitas intercetaram a Flotilha Global Sumud, com cerca de 50 embarcações, que se dirigia à Faixa de Gaza para entregar ajuda humanitária, detendo os seus participantes, incluindo a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e os ativistas Miguel Duarte e Diogo Chaves.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, disse hoje esperar que os cidadãos portugueses possam regressar ao país "sem nenhum incidente", considerando que a mensagem da flotilha humanitária foi transmitida.

Os membros da flotilha foram inicialmente transportados para o porto de Ashdod e, segundo Tajani, a intenção é concluir a transferência para uma prisão em Bersheba hoje à noite, após o feriado do Yom Kippur.

A embaixada de Itália planeia iniciar as visitas aos seus cidadãos na sexta-feira de manhã e retomá-las no domingo, após o Shabat.

O chefe da diplomacia italiana prestou ainda informações sobre a situação do navio "Karma", que transportava o deputado do Partido Democrático (PD) Arturo Scotto e a eurodeputada Annalisa Corrado, que se separou do resto da flotilha e se dirigia para o porto israelita de Ashdod.

A eurodeputada da Aliança Verde-Esquerda, Benedetta Scuderi, e o senador do Movimento 5 Estrelas (M5S) Marco Croatti, que viajavam no barco "Morgana", estiveram entre os primeiros membros da flotilha a serem detidos e levados para identificação.

Leia Também: Grupo italiano da flotilha diz que foram intercetados 39 navios

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10