Procurar

Operação da PSP em Lisboa termina com 25 cidadãos identificados

A PSP identificou 25 cidadãos, elaborou uma notificação no âmbito de um processo de expulsão judicial de cidadão estrangeiro e deteve um cidadão estrangeiro por desobediência a decisão de abandono do país, numa operação em Lisboa. 

Operação da PSP em Lisboa termina com 25 cidadãos identificados

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
02/10/2025 16:27 ‧ há 1 dia por Notícias ao Minuto

País

PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou 25 cidadãos no âmbito de uma operação policial de combate à recetação e ao tráfico de droga, levada a cabo na passada terça-feira, dia 30 de setembro, no centro de Lisboa.

 

Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP indicou que a operação ocorreu entre as 11h30 e as 16h30, no Largo de São Domingos, na freguesia de Santa Maria Maior, e inseriu-se "num esforço contínuo de manutenção da boa ordem e da sã convivência de todos os que circulam ou visitam este local, sejam por serem residentes, trabalhadores ou turistas".

No total, a PSP identificou 25 cidadãos, elaborou uma notificação no âmbito de um processo de expulsão judicial de cidadão estrangeiro e deteve um cidadão estrangeiro por desobediência a decisão de abandono do país. 

Foram também realizados cerca de 20 autos de notícia por contraordenação de diversa natureza, "nomeadamente devido à falta de comunicação prévia de venda ambulante, venda de tabaco sem estampilha, falta de alvará de táxi, falta de condições de trabalho".

Em relação a apreensões, a PSP aprendeu uma arma branca, diversos itens utilizados para venda ambulante, entre os quais, objetos perecíveis e vestuário, e 12 doses de produto suspeito de ser estupefaciente (cocaína), que se revelou indeterminado após teste efetuado.

Segundo a PSP, a operação contou com diversas valências policiais no âmbito da Intervenção Rápida, Controlo de Estrangeiros e Gestão Fronteiras, Trânsito, Investigação Criminal, entre outras, além da colaboração da Polícia Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

A operação foi levada a cabo após a "recolha de informações passadas por moradores, transeuntes e operadores económicos, que frequentam o local, e que têm denunciado um ambiente de insegurança materializado pelo tráfico de estupefacientes, recetação de artigos furtados ou roubado e ocupação abusiva do espaço público para a prática de outras atividades ilícitas como a venda ambulante, que levam à conspurcação do local com elevado volume de lixo resultante desta atividade".

Além da operação policial, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior procedeu à recolha e destruição de cerca de 150 kg de objetos abandonados e considerados lixo urbano, os quais resultam das atividades ilícitas realizadas no local, e que contribuem para a insalubridade do local.

PSP realiza operação policial nos Restauradores em Lisboa

PSP realiza operação policial nos Restauradores em Lisboa

Segundo fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP), a operação policial está a ocorrer em "todos os âmbitos", nomeadamente "drogas, armas, estrangeiros e venda ambulante" no seguimento de várias denúncias na zona.

Carolina Pereira Soares | 15:15 - 30/09/2025

Leia Também: Jovem de 20 anos em preventiva: "Possui extenso historial criminal"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10