A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou 25 cidadãos no âmbito de uma operação policial de combate à recetação e ao tráfico de droga, levada a cabo na passada terça-feira, dia 30 de setembro, no centro de Lisboa.
Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP indicou que a operação ocorreu entre as 11h30 e as 16h30, no Largo de São Domingos, na freguesia de Santa Maria Maior, e inseriu-se "num esforço contínuo de manutenção da boa ordem e da sã convivência de todos os que circulam ou visitam este local, sejam por serem residentes, trabalhadores ou turistas".
No total, a PSP identificou 25 cidadãos, elaborou uma notificação no âmbito de um processo de expulsão judicial de cidadão estrangeiro e deteve um cidadão estrangeiro por desobediência a decisão de abandono do país.
Foram também realizados cerca de 20 autos de notícia por contraordenação de diversa natureza, "nomeadamente devido à falta de comunicação prévia de venda ambulante, venda de tabaco sem estampilha, falta de alvará de táxi, falta de condições de trabalho".
Em relação a apreensões, a PSP aprendeu uma arma branca, diversos itens utilizados para venda ambulante, entre os quais, objetos perecíveis e vestuário, e 12 doses de produto suspeito de ser estupefaciente (cocaína), que se revelou indeterminado após teste efetuado.
Segundo a PSP, a operação contou com diversas valências policiais no âmbito da Intervenção Rápida, Controlo de Estrangeiros e Gestão Fronteiras, Trânsito, Investigação Criminal, entre outras, além da colaboração da Polícia Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
A operação foi levada a cabo após a "recolha de informações passadas por moradores, transeuntes e operadores económicos, que frequentam o local, e que têm denunciado um ambiente de insegurança materializado pelo tráfico de estupefacientes, recetação de artigos furtados ou roubado e ocupação abusiva do espaço público para a prática de outras atividades ilícitas como a venda ambulante, que levam à conspurcação do local com elevado volume de lixo resultante desta atividade".
Além da operação policial, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior procedeu à recolha e destruição de cerca de 150 kg de objetos abandonados e considerados lixo urbano, os quais resultam das atividades ilícitas realizadas no local, e que contribuem para a insalubridade do local.
Leia Também: Jovem de 20 anos em preventiva: "Possui extenso historial criminal"