A Cerimónia de Entrega das Espadas aos novos Oficiais do Quadro Permanente do Exército realizou-se na quarta-feira, na Academia Militar, em Lisboa. Foram 74 os novos oficiais que receberam a espada, que é "símbolo maior da autoridade militar e da vida de serviço à pátria".
"A entrega da Espada traduziu os valores cultivados ao longo da carreira e exaltou os mais legítimos princípios da honra, evidenciando disponibilidade, autoridade, lealdade, zelo, responsabilidade, correção, aprumo, respeito e amor a Portugal", detalha o Exército, numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.
Durante a cerimónia, que contou com a presença do Ministro da Defesa, Nuno Melo, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, deixou uma palavra aos novos aos novos oficiais, "sublinhando a importância deste momento como um ponto de partida para a carreira militar, que exige dedicação contínua, estudo, capacidade de adaptação e liderança em ambientes complexos e desafiantes".
Segundo o comunicado, o General Eduardo Mendes Ferrão destacou ainda que "o Exército se projeta no futuro através da modernização, integração tecnológica e desenvolvimento da força humana, equilibrando tradição e inovação, e que a verdadeira força da Instituição reside nas pessoas".
"Reforçou a necessidade de que os novos Oficiais combinem caráter, competência e visão, tornando-se líderes capazes de promover inovação, pensamento crítico e adaptabilidade, assegurando que o Exército se mantenha uma força coesa, capaz e pronta para servir Portugal", lê-se na nota.
Veja as imagens da cerimónia na galeria acima.
Leia Também: Militar do Exército Português arrecada três medalhas de ouro no taekwondo